A nomenclatura correta para “bico de papagaio” é “osteófito”. Ao repararem nos resultados de exames da coluna, notaram este termo com muita frequência. Ele decorre do processo natural de envelhecimento da coluna vertebral relacionada à artrose. O osteófito pode aparecer por toda extensão da coluna, sendo mais comum nas regiões lombar e cervical.
Apesar do grande receio da população com relação a ter ou não os “bicos de papagaio”, explico que geralmente são assintomáticos – porém, podem manifestar dor quando comprimem alguma estrutura nervosa. Também, explico aos pacientes que o “bico de papagaio” não aparece sozinho, ou seja, ele está diretamente atrelado a outras alterações relacionadas à artrose (como, por exemplo, a artrose facetária).
Por estar relacionado ao desgaste da coluna com o passar da idade, ele afeta mais a população idosa – por isso, a prevenção desde cedo é o foco do tratamento.
Para prevenir e retardar a formação dos “bicos de papagaio”, custa-nos adotar medidas básicas na rotina, como prática de exercícios físicos, controle de peso, parar de fumar, entre outras.
Deixe abaixo os seus dados e nós entraremos em contato com você.
Horário de Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira - 9h as 18h
Se preferir, ligue ou envie uma mensagem via WhatsApp
Além da Clínica RP, atendo também em outros endereços em São Paulo.
Veja qual é o mais próximo de você e entre em contato para agendar sua consulta!
São Paulo/SP
Clínica Atualli
R. Alameda Santos, 745 - Cj 71 Cerqueira César, São Paulo/SP