A estenose de canal vertebral é definida como o estreitamento (redução) de seu diâmetro. É uma doença degenerativa relacionada ao envelhecimento humano, tendo como causa principal a doença degenerativa dos discos intervertebrais e a artrose das facetas articulares posteriores da coluna vertebral.
Tal patologia pode acometer todos os segmentos da coluna vertebral. Na coluna cervical e na dorsal pode causar compressão medular, associada ou não à compressão radicular. Já na coluna lombar pode causar compressão de uma ou mais raízes da cauda equina. Quando há estenose nos forames intervertebrais (estenose foraminal), isso gera compressão radicular, em qualquer nível da coluna vertebral. O quadro clínico dependerá do segmento afetado da coluna e, logicamente, o sofrimento das estruturas neurais comprimidas no nível da estenose. Os casos de estenoses degenerativas têm um curso indolente, levando o paciente somente procurar atendimento médico tardiamente.
Na coluna cervical e dorsal, o quadro é marcado por sinais de compressão medular, levando a fraqueza dos 4 membros (isso quando acomete cervical) ou somente membros inferiores (isso quando acomete a coluna dorsal). Já na lombar, segmento mais afetado pela doença, o sintoma mais típico é a ciatalgia e, em seguida, a claudicação neurogênica nos casos mais graves – quadro caracterizado por perda de força e sensibilidade nos membros inferiores, principalmente quando o paciente anda por longas distâncias.
Na investigação do quadro, os exames de imagem são fundamentais para avaliar a causa da estenose, sendo a ressonância de coluna o “padrão-ouro” para diagnóstico. O tratamento baseia-se inicialmente em controle da dor com medicamentos, somado a técnicas de reabilitação. A cirurgia fica reservada aos casos que não responderam ao tratamento clínico e aqueles que apresentam sinais de comprometimento neurológico (como perda de força). O princípio básico da cirurgia é promover o aumento do canal vertebral e, logicamente, a descompressão das estruturas nervosas. Com avanço das técnicas cirúrgicas, este procedimento pode ser realizado por videoendoscopia, com excelente resposta somado ou não a fixação do segmento (artrodese).
Deixe abaixo os seus dados e nós entraremos em contato com você.
Horário de Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira - 9h as 18h
Se preferir, ligue ou envie uma mensagem via WhatsApp
Além da Clínica RP, atendo também em outros endereços em São Paulo.
Veja qual é o mais próximo de você e entre em contato para agendar sua consulta!
São Paulo/SP
Clínica Atualli
R. Alameda Santos, 745 - Cj 71 Cerqueira César, São Paulo/SP