A coluna vertebral tem curvaturas fisiológicas, ou seja, normais na anatomia da nossa coluna: a lordose cervical, a cifose dorsal, a lordose lombar e a cifose sacrococcígea – fundamentais para ortostatismo e marcha. São considerados curvaturas patológicas a escoliose e a hipercifose.
Com relação à escoliose, ela é definida com curvatura lateral da coluna vertebral no plano frontal. É uma deformidade complexa e tridimensional, que não envolve apenas a coluna, mas sim o tronco, e pode interferir em outras partes do corpo. Basicamente, as escolioses são divididas em 2 grupos: escoliose funcional e escoliose estruturada.
A forma mais comum é a escoliose idiopática do adolescente, representando cerca de 80% dos casos de escoliose estruturada, e afeta mais o sexo feminino. O quadro clínico é exuberante nas formas acentuadas, onde vemos presença de giba dorsal, desnível dos ombros e quadris, e corpo inclinado para um lado.
Com relação ao tratamento, no caso das escolioses funcionais há medidas efetivas que melhoram o alinhamento da coluna, como RPG e prática de exercícios físicos. O tratamento cirúrgico reserva-se para casos graves, como nos casos das escolioses estruturadas (onde o tratamento cirúrgico é mais efetivo). Geralmente, é realizada em adolescentes maduros (em termos esqueléticos) e consiste em instrumentação com parafusos e artrodese via posterior associado ou não à artrodese anterior. A técnica cirúrgica baseia-se na complexidade da curvatura.
Deixe abaixo os seus dados e nós entraremos em contato com você.
Horário de Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira - 9h as 18h
Se preferir, ligue ou envie uma mensagem via WhatsApp
Além da Clínica RP, atendo também em outros endereços em São Paulo.
Veja qual é o mais próximo de você e entre em contato para agendar sua consulta!
São Paulo/SP
Clínica Atualli
R. Alameda Santos, 745 - Cj 71 Cerqueira César, São Paulo/SP