Todos estão acostumados a escutar este termo no dia-a-dia, principalmente nos indivíduos que sofrem de dor na coluna. A hérnia de disco é definida como o deslocamento do núcleo pulposo através da ruptura do ânulo fibroso.O local mais frequente das hérnias de disco encontra-se na coluna lombar.
Conforme vemos nos exames de imagem, pode-se notar que existem várias apresentações da hérnia de disco:
– Hérnias contidas (podendo ser uma protrusão ou abaulamento)
– Hérnias extrusas
– Hérnias migradas ou sequestradas
A faixa etária mais acometida está entre os 30-50 anos de idade, afetando assim a população economicamente ativa. Trata-se de uma das causas mais frequentes de afastamento laboral. No caso da lombar, acomete 2 a 3% da população, e é a principal causa de cirurgia de coluna na população adulta. O quadro clínico típico inclui lombalgia inicial, seguida de lombociatalgia e, finalmente, de dor ciática pura.
São fatores de risco para hérnia de disco o sedentarismo, tabagismo, vícios posturais, obesidade, desequilíbrios musculares e predisposição genética. O tratamento inicial dos sintomas baseia-se em medicações e reabilitação, sendo a maioria dos quadros revertidos com tais medidas. Nos casos refratários, a cirurgia torna-se a melhor opção. Existem algumas técnicas para retirada da hérnia, seja ela aberta com uso de microscópio ou “tubos” e hoje, com avanço das técnicas, podemos realizar por videoendoscopia (a meu ver, a melhor opção para os pacientes).
Deixe abaixo os seus dados e nós entraremos em contato com você.
Horário de Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira - 9h as 18h
Se preferir, ligue ou envie uma mensagem via WhatsApp
Além da Clínica RP, atendo também em outros endereços em São Paulo.
Veja qual é o mais próximo de você e entre em contato para agendar sua consulta!
São Paulo/SP
Clínica Atualli
R. Alameda Santos, 745 - Cj 71 Cerqueira César, São Paulo/SP