A lombalgia representa, dentro dos atendimentos médicos, a segunda dor mais prevalente, perdendo apenas para as dores de cabeça. Em termos de incidência, a dor lombar afeta 80% dos adultos em algum momento da vida, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Afeta principalmente o sexo masculino na vida adulta ativa, na faixa etária dos 30 aos 50 anos, representando de 5 a 10% dos afastamentos laborais por mais de 7 dias.
A lombalgia é definida anatomicamente pela dor abaixo do nível da 12° costela até região glútea (acima da linha glútea superior). Como nos outros segmentos, várias estruturas podem gerar dores: disco intervertebral, articulações, ligamentos e musculatura. Além dos fatores de risco para dor lombar – como, por exemplo, o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade -, existem inúmeras causas para o seu desenvolvimento. Outras causas são fraturas, instabilidade (por exemplo, a espondilolistese), deformidades, hérnia de disco, infecções, dentre outras. A chamada ”lombalgia mecânica” representa a maior entidade dolorosa, sendo que 65 a 70% são de causa desconhecida (tensão muscular ou lesão ligamentar).
O tratamento é focalizado na identificação da causa da dor sendo, inicialmente, conservador (sem necessidade de cirurgia), com base em medicamentos e reabilitação. A cirurgia baseia-se na intratabilidade da dor ou acometimento neurológico com perda de função motora (por exemplo, a Síndrome do “Pé Caído”), ou alterações esfincterianas (perda ou dificuldade de urinar ou evacuar).
Deixe abaixo os seus dados e nós entraremos em contato com você.
Horário de Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira - 9h as 18h
Se preferir, ligue ou envie uma mensagem via WhatsApp
Além da Clínica RP, atendo também em outros endereços em São Paulo.
Veja qual é o mais próximo de você e entre em contato para agendar sua consulta!
São Paulo/SP
Clínica Atualli
R. Alameda Santos, 745 - Cj 71 Cerqueira César, São Paulo/SP