Osteoporose

A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos. É uma doença silenciosa que afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos, e tem elevada taxa de morbimortalidade. O principal objetivo do tratamento da osteoporose é a prevenção das fraturas.

A osteoporose afeta mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Nos Estados Unidos, anualmente, ocorrem mais de dois milhões de fraturas relacionadas à osteoporose, especialmente em mulheres (70%), com elevada taxa de morbimortalidade. Além disso, os custos gerais anuais do tratamento desses eventos superam os 25 bilhões de dólares.

As fraturas por osteoporose ocorrem mais frequentemente nas vértebras, no rádio distal e no fêmur proximal. Essas fraturas ocasionam dor, incapacidade física, deformidades e promovem deterioração da qualidade e expectativa de vida. As fraturas do quadril são as mais graves, e aumentam a taxa de mortalidade em 12 a 20% nos dois anos seguintes à fratura. Mais de 50% dos que sobreviveram a uma fratura de quadril são incapazes de ter uma vida independente e, muitos deles, necessitam viver em ambientes institucionalizados.

Os fatores de risco mais importantes relacionados à osteoporose são: idade, sexo feminino, etnia branca ou oriental, história prévia pessoal e familiar de fratura, baixa densidade mineral óssea do colo de fêmur, baixo índice de massa corporal, uso de glicocorticóide oral (dose ≥ 5,0 mg/dia de prednisona por período superior a três meses), fatores ambientais, tabagismo, ingestão abusiva de bebidas alcoólicas (≥ três unidades ao dia), inatividade física e baixa ingestão dietética de cálcio.

A osteoporose não apresenta manifestações clínicas específicas até que ocorra a primeira fratura. Portanto, a história clínica e o exame físico detalhados devem ser feitos em todos os pacientes, com o objetivo de identificar fatores que possam contribuir para perda de massa óssea.

A osteoporose tem tratamento, sendo portanto fundamental a investigação de rotina nas populações de risco (principalmente mulheres pós menopausa). O início do tratamento para a osteoporose e fraturas deve ser baseado por meio de história, exame físico, exames laboratoriais e densitometria óssea (DMO).

Agende sua consulta

Deixe abaixo os seus dados e nós entraremos em contato com você.

PARTICULARCONVÊNIO


Horário de Atendimento:

Segunda-feira a Sexta-feira - 9h as 18h

Se preferir, ligue ou envie uma mensagem via WhatsApp

Consultório

Clínica RP - São Paulo - Av. Água Fria, 467 Sl 74, Santana

Clínica RP - São Paulo
Av. Água Fria, 467 Sl 74, Santana

Outros locais de atendimento

Além da Clínica RP, atendo também em outros endereços em São Paulo.
Veja qual é o mais próximo de você e entre em contato para agendar sua consulta!

São Paulo/SP

Clínica Atualli

R. Alameda Santos, 745 - Cj 71 Cerqueira César, São Paulo/SP

Agendar
consulta

FECHAR

PARTICULARCONVÊNIO


Me ligue

Whatsapp

Ligar